top of page

Bio Rui Gago

(aka DR. APOKALIPSE)

 

SINOPSE

É um artista transdisciplinar, designer multimédia de tecnologias cénicas do espectáculo, e orador cultural nas áreas da vanguarda, com um foco pioneiro nas potencialidades das estéticas alternativas no empreendedorismo artístico. É um dos três fundadores da companhia Custom Circus; dos Nirvana Studios; do Teatro Custom Café, da macro comunidade de músicos Band Boxes, do Erasmus Hub, entre outros projectos pioneiros em Portugal e reconhecidos no tecido Europeu.

Nasceu em Portugal, 1970.

 

INTERPRETAÇÃO, PERFORMANCE, PRODUÇÃO e MANAGEMENT

Desde a primeira alvorada dos Custom Circus, impregnou o seu ADN renascentista nessa companhia, forjando assim o lado mais explosivo do imaginário performativo desta troupe. Uma vasta missão que tem vindo sucessivamente a assinar através da mão da sua diabólica persona, Dr. Apokalipse, ao longo dos seguintes espectáculos:

 

“Le Cabaret Rock” - Reloaded (2022 - presente)

“Going Crazy” - (2021-2022)

“Art For Peace” - (2021)

“Loco'Motive” - (2020 - presente)

“Absurdium” - (2017-2019)

“A Viagem” - Best Of (2015-2017)

“Herdeiros do Apokalipse” "A Performance" - (2016-2019)

“Bizarre Chic” - (2014-2015)

“Le Cabaret Rock” - (2012-2013)

“Gigolo Dance” - (2008-2011)

“Performers do Fogo” - (2007-2008)

“Prisioneiros do Blues” - (2006-2007)

“Teatro Sobre Rodas” - (2005-2010)

“Custom Party” - (2004-2010)

“Lua Cheia” - (2004-2006)

“Custom Parade” - (2003-2009)

“A Saga da Roda” - (2002)

 

ARTE - EXPOSIÇÕES

Entre várias outras exposições, como artista visual foi co-criador dos seguintes projectos:

 

• A Colecção Paradoxal:

Saga Caravan (desde 2021) Peça residente no Museu Nacional Ferroviário - Entroncamento, curadoria de Manuel de Novaes Cabral

Loco'Motive (desde 2020) Peça residente nos Nirvana Studios, curadoria de Silvana Bessone

Atland Monowheel (desde 2019) Peça residente no Museu Nacional dos Coches - Lisboa, curadoria de João Mendes Rosa

 

• Limbus Infinitus

Vernissage na Galeria STRANGE em 2020

Curadoria da Fundação do Museu Nacional Ferroviário por Maria José Teixeira e Carla Alexandra Serapicos

 

• Herdeiros do Apokalipse - Cápsulas do Tempo

Desde 2016 - Vernissage na Marina de Oeiras

Curadoria de Fátima de Llera (CEO da In Situ)

• Nirvana Studios - Outdoor Art Gallery

Visitável desde 2004

 

• Os 7 Pecados Capitais

Vernissage na Galeria STRANGE em 2021

Curadoria de Michel Alex

 

TELEVISÃO - CINEMA

• Le Cabaret Rock (2023), Episódio televisivo de 60 minutos realizado pela West Coast Films. Representação internacional pela distribuidora Lukarn France

- Imdb TV Special

- Este programa estreou na sua versão de cinema na sala “Atlântida Cine” nos Açores 

- Foi um dos principais protagonistas deste episódio

 

• Loco’Motive (2021), Filme em versão curta metragem realizado pela produtora Action 300, estreado no “Cinema São Jorge”, inserido no cartaz do “Lisbon Motorcycle Film Fest”.

- Foi um dos principais protagonistas deste episódio 

 

PROJECTOS, ESPAÇOS CULTURAIS e CONCEITOS PRINCIPAIS

No seu percurso de empreendedorismo artístico e cultural, foi um dos três co-criadores dos seguintes projectos:

 

“Custom Circus” - Companhia de Teatro Transdisciplinar e Artes Visuais - Conceptualizada em 1988 - Fundada a partir de 1996 - Consolidada em 2002

“Nirvana Studios” - O Centro Cultural Alternativo - Conceptualizado em 1996. Fundado em 2003

“Band Box - Band Boxes” - Macro Comunidade de Músicos - Fundada em 2007

“Teatro Custom Café” - Sala de Espectáculos Transdisciplinares - Conceptualizado em 2004 - Iniciado em 2008 - Inaugurado em 2012

Galeria STRANGE - Galeria Pluridisciplinar e Experimental - Inaugurada em 2004 - Intitulada Black Box até 2012

Custom Ville - Residências para Artistas e Estudantes - Inaugurado em 2017

Erasmus Hub - Plataforma de Acolhimento Internacional para Estágios Culturais - Inaugurado em 2022  

Art Express - Muro da Fama - Instalação para Residências Artísticas Cosmopolitas - Inaugurado em 2008

 

TUTORIAS - FORMAÇÃO

Tem sido pontualmente tutor de estágios de cursos culturais desde 2008, trabalhando com diversas universidades, politécnicos e escolas profissionais, a nível nacional e internacional, colaborando principalmente no programa Erasmus e IEFP

OUTRAS ACTIVIDADES

“Oeiras Fora da Caixa” - Coordenação editorial (desde 2017)

“OBS - Oeiras Band Sessions” - Produção (desde 2009)

“Galeria STRANGE” - Tem sido um dos curadores (desde 2006)

“Festival Nirvana Studios - Open Day” - Produção artística (desde 2004)

“Indie Market” - Produção (desde 2022)

CRONOLOGIA GERAL

Antes de cofundar oficialmente os Custom Circus em 2002 - dedicando-se a partir daí mais ao seu lado de performer e designer de arte e estruturas cénicas multimédia - somou desde 1990 uma vasta experiência no mundo do espectáculo e do entertainment, tanto como criador e produtor de eventos internacionais, como também nas esferas das exposições de arte, do património cultural e da herança arqueológica industrial.   

 

(1990 – 2004)

• Foi assistente no grupo de empresas culturais portuguesas Antevisão e Arquivisão, nas áreas de Design de Exposições Internacionais, Museologia, Arquitectura e Arqueologia Industrial até 1992

 

• Frequentou o curso superior de Artes e Design no IADE em Lisboa 1992

 

• Foi colaborador da produtora Eutaxia - Assessoria Cultural de 1992 a 1996 na área de tournées, onde consolidou formação profissional nas seguintes vertentes:

Estruturas cénicas

Efeitos especiais

Cenografia

Pirotecnia Teatral

Rigging de Palcos

Logística de Tournées

 

Para além da componente do espectáculo, na produtora Eutaxia foi também designer e criativo gráfico dos Festivais de Lisboa de 1992 a 1996.

 

• Foi o criativo gráfico e supervisor do departamento de imagem do IFICT- Instituto de Formação e Investigação Cultural e Teatral de 1991 a 1992.

 

• Em 1994 integrou a equipe de multimédia de Lisboa94-Capital da Cultura no departamento de Teatro de Vanguarda, trabalhando integralmente pela 3ª vez numa produção internacional dos La Fura Dels Baus.

 

• Em 1996 foi cofundador da produtora Nirvana onde geriu e desenhou largas dezenas de eventos corporativos e happenings multimédia teatrais para lançamentos de filmes e álbuns dos estúdios Warner, Polygram, BMG, Sony, Universal, entre outros.

 

• Entre 1996 e 1997, na produtora Nirvana cocriou e coproduziu no ex-Aquaparque do Restelo as duas edições do “GML- Grande Meeting de Lisboa”, que foi o 1º evento Português dedicado à Custom Culture na sua globalidade.

 

• Em 1997 foi cocriador do Galardão Digital da Associação Fonográfica Portuguesa.

 

• Coproduziu para Portugal eventos de lançamento de várias produções, filmes e álbuns como:

AC/DC

Apokaliptica

Green Day

Harry Potter

Madonna

Mike Oldfield

Phil Collins

Prince

R.E.M.

Seal

Stone Temple Pilots

The 3 Tenors

The Doors

Van Halen

Xutos & Pontapés

4 Non Blondes

 

• Ao longo da Expo 98 – Lisboa, assumiu o papel de designer dos diversos eventos e happenings produzidos pela Nirvana Produções para essa prolongada celebração internacional, nomeadamente no perímetro da Praça do Comércio sob a direcção da Eutaxia, e nas zonas de restauração da própria Expo.

 

• Integrou a equipe de produção responsável pela inauguração do Liceu Dr. Francisco Machado (Díli) entregue a Timor pela Câmara Municipal de Lisboa 2001

• Foi cocriador da plataforma internacional Nirvana Roadshows que disponibilizou e geriu dezenas de veículos exóticos e camiões roadshow para tours de corporações e instituições multinacionais. 

 

• Geriu o departamento de eventos corporativos integrados na plataforma de tournées e roadshows da Nirvana Produções ao longo do “Euro 2004”.

 (1985 – 1990)

• Iniciou representação em grupos de teatro juvenis no Algarve e Lisboa, passando a integrar várias produções teatrais organizadas pelos Escuteiros Portugueses. 

 

• Ligou-se a várias organizações ambientalistas relacionadas com tecnologias renováveis e movimentos ecológicos, onde empreendeu várias expedições radicais como guia de escalada, canoagem e técnicas de sobrevivência.

 

• Desenvolveu diversas actividades ligadas à fotografia artística, à serigrafia Pop e à ilustração.

 

• Participou no II Salão de Artes Visuais em Lisboa 1989

 

• Integrou como assistente em 1988 o grupo de empresas culturais portuguesas Antevisão e Arquivisão.

 

OUTROS FACTOS e CURIOSIDADES

Quinze meses depois de Neil Armstrong saltitar alegremente na Lua, algures no Sul Lusitano brilhou uma estrela apocalíptica que teria atraído novamente os Reis Magos, mas desta vez numa barulhenta caravana de motos Harley-Davidson.

 

Fruto de uma profissional administrativa e de um oficial cavalheiro da Força Aérea Portuguesa, este futuro aventureiro nasceu no crepuscular Estado Novo Português. Do seu pai, que faleceu quando ele tinha apenas 3 anos, herdou uma infindável sede de aventura e a noção de que o nosso planeta é vasto e fantástico.

Assim, foi e é um viajante sem fronteiras, cujo o grande Atlas serve de Bíblia. Espalhou células da sua pele bronzeada nos 5 continentes que atravessou de ponta a ponta - e onde os poucos lugares que lhe escaparam continuam bem assinalados num dos seus cadernos Steampunk. 

 

Autodidacta de tudo o que lhe despertou curiosidade, e com enormes ensinamentos sobre a Natureza e a vida rural transmitidos pela experiência dos seus Avôs, atravessou uma adolescência marcada pela acção e pelo risco, que conciliou de forma Zen com as artes multidisciplinares.

Precocemente, empreendeu várias campanhas ambientais e dedicou anos da sua vida a promover formas de vida alternativas e radicais, como a escalada, o montanhismo, a canoagem, o campismo de aventura, o cicloturismo, as técnicas de sobrevivência, e a construção Upcycling em ambientes selvagens ou urbanos.

A par com a sua paixão pelas maquinarias clássicas e os veículos infernais, foi também um Biker activista nos Road Runners durante 9 anos consecutivos - essa que foi uma vida empolgante submergida na subcultura tribal das duas rodas, foi complementada com périplos em velhos aviões a hélice, comboios peruanos vertiginosos, e riquexós indianos com certificado kamikaze.

bottom of page